sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Hoje é véspera. Amanhã também será.

Hoje é véspera de Natal...

A essência do ser humano é ser bom, sempre. Do nascer ao pôr-do-sol. Às vezes a pessoa não sabe da sua bondade e alguém precisa dizer, mostrar quanta maravilha há no seu existir. Então, foi isso que aconteceu há mais de dois mil anos atrás: Ele veio para confirmar que fomos feitos para o bem e que somos a tenda do Senhor.

Quando faço uma coisa de que não gosto, de que me arrependo, tenho vontade de poder voltar para aquele ponto inicial da bobagem cometida e apagar, deletar tudo que veio depois. Porém acho que há uma razão por que não podemos dar um passo atrás: o horizonte é além e é lá que conviveremos com as lembranças e seremos mais fortes, às vezes incompletos ou inseguros, porém crescidos.

Neste tempo, há um comércio imaginário que entra por nossos olhos e ouvidos que apregoa ser esse o tempo de parar, refletir, mudar. Não depois, não todos os dias, mas no Natal, com as luzinhas, Noite Feliz tocando ao fundo, cestas básicas distribuidas, doações materiais.

Toda nossa vida é cíclíca. A de todos nós. Temos dias, seguidos de noites. Temos meses, anos. Uma coleção de nomes para a medição do tempo. Uma eternidade. Acho que ela me pertence e então tenho a obrigação de me entregar a ela na melhor condição - a saúde do meu corpo complementa da minha alma.
Assim, rejeito a ideia comercial de que devo refletir mais e mudar imediatamente entre o Natal e o Ano Novo. Minha casca se renova todo dia.

Pois então! Se meus pensamentos não batem com os seus, se vemos as coisas de modos muito distintos ou concordamos em quase tudo, se ofendi ou distratei, se fui indiferente, grotesca, indolente, descuidada. Se vivendo atropelei a sua vida, se não respeitei seus sentimentos. Se proporcionei momentos de alegria, de entusiasmo, se dividi o lanche, o segredo, a dor e a preocupação. Se você lê e se encontra nessas linhas, você esteve em meu dia e eu no seu e então peço perdão pelos erros e agradeço pela partilha.

Escolha o melhor. Seja o melhor. Não se contente com esboço. Não são conselhos para obter sucesso profissional, embora também sirvam para isso. Escolha os melhores amigos, os melhores livros, as melhores opções. Seja dedicado, fiel, não esqueça de suas origens. Procure ouvir. Saiba discernir. Se for fazer uma coisa que alguém não possa ficar sabendo, pense mais um pouco antes de decidir - talvez o melhor seja deixar passar.

Então, é véspera de Natal. Eu desejo o que desejo todo dia: paz, saúde, tranquilidade, conhecimento interior, boas escolhas, presença do Senhor, realizações pessoais e profissionais, solidariedade. Amanhã é Natal e depois também será. Faça da data comemorativa o seu estado de espírito.