segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A palavra e o exemplo

..."cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é"...
Caetano Veloso

Eu tenho andado meio pensativa ultimamente. Não que não exercite meus pensamentos com frequência, é que tem coisas que acontecem e fazem a gente sentir diferente.

A palavra e o exemplo. Quando eu era mais nova ouvi minha avó dizer zilhões de vezes: faça o que eu mando e não o que eu faço. Não existe fórmula para nada. Uma criança pode ter como exemplo diário toda correção possível dos seus pais, pode viver num ambiente respeitoso, não presenciar nenhum vício de linguagem ou de comportamento e ainda assim tornar-se um adolescente cheio de arestas a aparar. Uma criança pode também ser abusada fisicamente, partilhar de cenas de alcolismo, fumar passivamente e ainda assim escolher a força da palavra e a limpeza do seu corpo.

A força do exemplo. A força da palavra. Esforçar-se para ser espelho, para ser guia. Ser mãe e pai é essa alegria da partilha mas é também a preocupação de saber até onde apontar e não atinar se foi suficiente ou se um pouco mais (ou menos) teria sido melhor.

Honradez, humildade, honestidade, justiça, lealdade, temor a Deus, conhecimento, respeito a si e aos outros. Esse é o legado que quero deixar para a minha descendência. Conquistas que ninguém toma.

Meus pensamentos vão para o que ando fazendo para conseguir (ou não) isso tudo.