sexta-feira, 11 de março de 2011

Quaresma

..."rasgai o coração, e não as vestes"...
Jl 2,13

Na Quarta-Feira de Cinzas, na liturgia da palavra, primeira leitura, meditamos esse versículo do profeta Joel. Rasgai o coração, despedaçai-o, colocai para o lado de fora tudo aquilo que carregais inutilmente - porque é pernicioso o que trazeis convosco sem que uso façais.

Há uma coisa da qual me alegro, dentre outras, por ser cristã e católica: a orientação que nos dá a liturgia. A quaresma é tempo de conversão. Mas você pode me perguntar: e depois dos quarenta dias, não é mais tempo favorável? Sim, é claro que é, porém nesse tempo é como se toda a Igreja fizesse um "intensivão" e as matérias a estudar fossem a caridade, a oração e o jejum.

A caridade com um grande parênteses: não é apenas a esmola física ao mais necessitado. É a doação do seu trabalho, do seu tempo. A divisão do seu corpo, a doação das suas mãos, dos seus ouvidos ao irmão carente não só do pão mas da Palavra de Deus. Podemos ser a palavra com o gesto de acender a luz e colocá-la sobre a mesa.

A oração. Conversar com Deus. Parece difícil, contudo é exercício de amor. Entregar-se à escuta, deixá-Lo ser o que é - Mestre e Senhor. Nessa ação não esperar respostas conclusivas de atendimento burocrático. Deus não atende com hora marcada. É na informalidade que se dá o melhor 'negócio'. Creia, Ele está e é o seu Deus onipresente, onisciente e onipotente. É só chamar. Suave sussurro de palavras orantes...

O jejum. ..."Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que estás jejuando"... (Mt 6, 17-18). Jejum de pão, jejum de atitudes - rasgai o coração! Abster-se da avareza, da gula, do que maltrata o outro, do que destrói a esperança.

Na celebração do dia que marca esse período de conversão, recebemos cinzas em nossa fronte. Do pó ao pó. "Convertei-vos e crede no evangelho!". Quem tiver ouvidos, que ouça...