quinta-feira, 9 de junho de 2011

Iscrivinhação

Chamboqueiro. Você sabe o que é? Se sabe é da minha região, se não sabe, aprende agora: é uma pessoa que tem as feições grosseiras - um nariz de pipoca, que não é afilado, um beiço virado...

Essas palavrinhas regionais são minha fascinação. Acho que são arretadas! Reflexo de nossa cultura, herança que recebemos e repassamos. E quando em vez aprendo uma nova. A de ontem: bisonho.

No final da tarde, conversando entre uma das mil atividades a fazer, diz meu amigo: - fulano é bisonho. Digo logo, que raio da mulesta de palavra é essa? E lá vem a explicação: é um cara amufinado, sem atitude ou que faz as coisas erradas.

Sou do interior de Pernambuco e acho bom demais! Nada contra os praceanos da capital ou de outros estados, países e blá, blá, blá. Mas pode crer, dizer oxe, visse, pitôco, batente, chamar o que não presta de peba, fazer munganga, ter amigo cheio de pantim e outras palavrinhas que você pode encontrar no endereço SÓ QUEM É PERNAMBUCANO ENTENDE, me deixa toda fofa.

Na minha bolsa tenho uma agendinha. Tenho anotado nossos regionalismos: atinhar, aperrear, barrufado, biliro, encafifado, escalafobético, estambocado, embira, esquipar, furibundo, fuá, irronhar, mocorongo, macambúzio, muzenga, pereba, triscar, xumbrega. Sei que você que me lê sabe mais. Enriqueça meu dicionário e me mande mais palavras!