quinta-feira, 9 de junho de 2011

Quer morrer, bestafera?

Sábado à noite. Vamos jantar fora? Entramos no carro e primeiro demos uma passeada, para não dizer que estávamos sem saber onde era o restaurante proposto... Em seguida decidimos voltar para Boa Viagem e irmos para a Jodie´s mesmo, comermos a "Supreme" ( que é o que pedimos toda vez!).

Antes de chegarmos ao nosso destino final, apareceu, do nada, um rapaz saído de trás daquelas árvores que ficam no canteiro central. Tomamos um susto! Meu sobrinho gritou: quer morrer, bestafera!?

Dei uma risada na hora. Ele vociferou o meu susto.

Assim, muitas vezes, todos os dias, alguém deveria gritar aos ouvidos, que desavisadamente dão uns passinhos bem perto do abismo, palavras de alerta.

Quer morrer, bestafera?
Não fume. Não simboliza nem mesmo o status de outrora. Hoje em dia parece mais que o fumante é um alienado que desconsidera os avisos sobre os malefícios da nicotina, do alcatrão e de todos os outros mais de dois mil quatrocentos componentes do cigarro.

Faça o exame preventivo - Papanicolau, se for mulher. De próstata, se for homem. Não esqueça de fazer a mamografia. Não desconsidere achados 'esquisitos' em seu corpo. Não se auto-medique.

A idade é fator determinante para muita coisas - uma delas não é a ignorância. A ignorância mata. Procure não ser um ignorante aos 15, aos 20, aos 30, aos 60...

E sim! Olhe para os lados ao atravessar a rua. Olhe para os lados para escolher quem lhe acompanha. Considere seus passos uma marcação, uma escolha de alternativas.