sexta-feira, 10 de junho de 2011

Saudade

Um beliscão na boca do estômago, um tremor interno, a perna que teima em balançar sozinha. Desassossego. Estas são minhas associações para a ausência centrada de mim mesma. Costumo nas minhas aflições 'debulhar' o terço. É como se eu estivesse depositando tudo o que me aflige na cestinha de Nossa Senhora e ela, levando Aquele que tudo sabe, aliviasse aquele aperto da minha alma. De pouquinho vem o sono, vem a certeza de que nas mãos Dele estou.

Quando minhas filhas eram bem menores rezávamos juntas, à noite, o Santo Anjo. Fomos, também juntas, acrescentando umas palavras de agradecimento ao final da oração. Sinto uma saudade sem tamanho de quando dormiam as três no mesmo ambiente. Finjo que não há cama vazia quando adentro o quarto...

Maciel Melo canta uma música com Xangai que tem um trechinho assim: podem voar que eu sou a outra asa de vocês. E é assim: criamos os filhos para o mundo. Saem do ninho, batem as asas, alçam vôo. Por força de seu empenho e da orientação recebida, traçam novos rumos. Causam-nos aflição por termos tão grande afeição.

Mato um pouquinho da minha saudade fechando os olhos e vendo três cabecinhas loiras, com suas camisolas, bichinhos de pelúcia, chupetas e fraldinhas. Ouço-as rezar:

"Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou, a piedade divina, sempre me rege, me guarde, me governe, me ilumine, amém!
Anjinho, obrigada por meu papai, por minha mamãe, por minha família, por minhas irmãs. Obrigada por ter casa, por ter comida, por ter uma cama quentinha para dormir. Obrigada por as minhas roupas, meus sapatos e meus brinquedos. Obrigada por a minha escola, meus professores e meus colegas. Obrigada por tudo de bom que acontece comigo. Meu Jesus e meu anijnho, ensinai-nos a ajudar àqueles que precisam de mim e olhai por as criancinhas pobres - para que não falte alimento em sua mesa. Bença Papai do Céu, bença Mamãe do Céu e bença José. Pelo sinal da santa cruz, livrai-nos Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém."