quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Simão Dias

Empatia, de acordo com a definição constante do site www.dicionarioinformal.com.br é a "capacidade de se identificar com outra pessoa". Filosofica e psicologicamente deve haver explicação (ou explicações): o fato da outra pessoa apresentar características de um ente muito importante na sua infância, de ser um extensão da sua imagem (gordo, magro, alto, baixo, vesgo e por aí vai), de gostar dos mesmos passatempos, de ser um tagarela, de ser um bom ouvinte. O fato é que a empatia é aquela mão na roda que a vida nos empresta com certa frequência.


Onde eu trabalho, nos últimos anos, já posso dizer isso pois estou virando uma pessoa de meia idade, houve uma certa rotatividade nos postos de execução. Muita gente nova, concurseiros que estiveram só de passagem ou que saíram de sua terra natal para assumir o emprego mas quiseram retornar para junto da sua família.


Nos meus relacionamentos há, de minha parte, uma coisa que considero pitoresca: passo a gostar de coisas que o outro gosta e a olhar meio atravessado para coisas ou pessoas que incomodam o outro. Exemplificando: você conhece Simão Dias, no estado de Sergipe? Eu não conheço, mas tenho um 'empático' que é natural dessa cidade. Quando trocamos nossos e-mails, ele me mandou um arquivo que falava da formação da cidade, dos costumes, das festas. E aí, vez por outra entro nos sites que falam da cidade que passei a 'gostar' porque tenho grande empatia por um seu filho que me apresentou aos seus 'encantos'.


A minha admiração pela lua também vem de muito longe. Tenho uma amiga que participou de um show com Caetano Veloso. Relatou-me que ele ao cantar Lua de São Jorge havia no céu uma grande lua amarela. Pronto! Ela no show, eu em casa. Pode parecer meio louco, mas quando escuto a música posso sentir a vibração daquele momento, do qual não participei!


Poderia escrever ainda muitas linhas. Não dá. Tenho que estudar. Falando nisso há um amigo que deveria fazer isso também, mas foi rezar. Diante daquele altar, dele também hei de me lembrar.