sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Nossa Senhora do Livramento

Nasci no mês de setembro. No mês onde as flores primaveris desabrocham para marcar a despedida dos dias frios e suas ventanias. Também comemoramos por aqui, em Arcoverde, no dia 23 de setembro a festa da padroeira da cidade. Flor maior no jardim eterno - Maria, nossa mãe.

Aqui, aquela menina de Nazaré, chama-se Nossa Senhora do Livramento. Mas ela é a senhora dos mil nomes: Nossa Senhora de Fátima, de Guadalupe, da Conceição, das Montanhas. Aqui nós a saudamos como nossa patrona, fechamos as nossas portas para saudá-la com nossos corações contritos e felizes, pois ela é a causa de nossa alegria. Por ela, veio a nossa herança, nosso motivo de regozijo, nossa salvação: Jesus.

Ela foi a mão que guiou o menino, os joelhos aos pés da cruz, o candelabro para a exposição Daquele que nasceu para ser a luz do mundo. Não é deusa, é mãe do Filho de Deus e todas as gerações a proclamam, e a proclamarão, bem-aventurada.

Maria pedimos vossa intercessão, quando nossa boca não sabe o que falar, e nossos olhos não vêem o que é preciso enxergar. Deus que sabe todas as coisas, que nos sonda em nossos silêncios e agonias, em nossas ausências e alegrias, fez de Maria, mãe de Jesus, a nossa mãe.

Neste dia, canto, com meus irmãos, vosso hino, mãe querida!

Ó Senhora do Livramento,
vossos filhos, benigna, amparai!
E na hora do vil tormento
Nossa fé, vinde, confortai!

Vinde, ó mãe querida
Vinde nos socorrer
Nas lutas desta vida
Ó mãe, dá-nos vencer!