quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Respeito é bom e eu gosto

Respeito é bom e eu gosto. Antes de ser música de Flávio José, já fazia parte das paradas de sucesso dos ditados populares da minha infância, assim como 'quando um burro fala, o outro baixa a orelha'.

Respeito é uma forma de dizer, sem falar nada, que sua crença, sua escolha sexual, seu gosto musical, sua forma de vestir, são suas e as escolhas dos outros, são deles. É claro que para tudo há que se ter ética. Minhas escolhas não deverão obrigar as pessoas a se sujeitarem a situações as quais não devem.

Pedófilos, gente que maltrata animais, extremistas e terroristas, maníacos diversos. Suas posições já são desrespeitosas por si.

Respeito é bom e eu gosto e fico estarrecida quando me deparo, no tempo em que vivemos, com pessoas que chocam a comunidade com suas palavras, dando início a polêmicas sobre tema que não se discute (fé e religião, por exemplo). É certo que todos temos o direito de falar, contudo sempre há balizadores (o que, onde, com quem, para quem, para que) e para isso deveria servir nossa capacidade de viver numa sociedade  em que as pessoas são livres.

Em determinadas situações o 'burro' do ditado é estimulado não a baixar a orelha mas a dar coices...