sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Tá assobiando?

"Tá assobiando? Agora assobie a noite toda..."
Essas palavras, segundo o vigilante que trabalha comigo, foram de Lampião para um 'cabôco' que se atreveu a assobiar num baile em que o Rei do Cangaço estava.

Eu assobio desde a mais tenra idade. Aprendi com meu pai. Como boa pulga de cós, onde ele ia, eu ia junto. E ele assobia quase todo tempo, às vezes bem baixinho. Assobiar me traz paz, me tranquiliza - talvez seja por acender dentro de mim a imagem da criança, seu pai e suas mãos.

Meu avô dizia que eu parecia um moleque quando eu chegava da escola, cadernos e livros nas costas e o 'bico' musicando a minha alegria: "Menina! Parece um moleque assobiando no meio da rua!". Desculpe, voinho! Ainda permaneço com o mesmo mau hábito.

Hoje amanheci saudosa de coisas idas porque parece que elas não foram.