quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Meu professor

No meu tempo de estudante não havia KUMON (que diga-se de passagem é um método muito eficaz de aprendizado didático e treino para autonomia). No meu tempo de estudante havia um professor de matemática chamado Jonas Costa. Exigente, cobrador. Minha primeira e única nota vermelha foi com ele.

Na aula dele havia disciplina, nada de conversas paralelas (quem se atrevia?).

Fora do colégio era um contador de piadas, sempre com um sorriso. Gostava de 'tomar umas' e houve um tempo que compartilhei da sua presença além da sala de aula: as farras na casa de Chico do Foto. Eu, menina, brincando com Patrícia e eles naquela algazarra.

Terminado o 'ginásio', encontrávamo-nos de quando em vez pela rua do comércio, depois na faculdade. Virou comerciante - banca de revista. Vez por outra batíamos um papo lá, na presença de dona Salete (que era quem ficava no tranco).

Tornei-me gerente de relacionamento e ele era da minha carteira de clientes e mesmo quando não era, procurava-me para sanar dúvidas e perguntar quando era que ia ser sorteado no título de capitalização.

Meu professor. Saudades e crença de que agora está num lugar com os melhores alunos, os melhores professores - no céu onde é possível ver face a face o Mestre dos mestres.

1985 - conclusão da 8ª série no Colégio Imaculada Conceição