segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Dicas

Tem um texto de Luiz Fernando Veríssimo, Exigências da Vida Moderna, que pincela um pouquinho a neurose desse mundo cheio de informações em que vivemos. Um pouco de tudo e de tudo um pouco, correndo o risco de ainda assim conseguir chegar ao fim do dia sem ter 'ticado' todos os itens do check-list do bem-estar.

O bom mesmo é quando não sabemos o que é bom e por experimento descobrimos o que nos faz felizes e satisfeitos. Eu gosto de tomar chá bem quente quando estou triste, de tomar banho e vestir uma roupa para dormir tirada da gaveta. Gosto de vinho tinto seco e de companhia para degustá-lo. E de bacon, com ovos, no medalhão de filé - esporadicamente, acreditando que espaçadamente não obstruirei minha aorta.

Cocada, doce de mamão, arroz com brócolis, beterraba, couve-flor refogada, abobrinha, leite morno com canela, vitamina de banana, azeitonas, vatapá, salpicão de frango.Estrelas, nuvens em forma de animais, árvores floridas, pôr-do-sol, silêncio, caminhada, refeição em casa, cochilo depois do almoço.

Receita de longevidade? Boa alimentação, exercício, lazer. Não é isso que lemos? Nessa receita os pontos se unem como num mapa astral. Não há mágica, não há sequencia. Os estudos apontam, a estatística determina percentuais, porém somos todos gigantescas digitais - padrões comparados mas incontestavelmente individualizados.

Experimento algumas dicas que leio, que recebo. Transgrido algumas normas de bem-estar ou de seu reestabelecimento. Exemplo? Não gosto de ficar em casa quando sinto que posso trabalhar. Ficar deitada na cama me deixa mais doente. Talvez seja sinal de que não tenha aprendido a ficar sozinha comigo mesma. Prefiro pensar que assim agindo o vírus me deixa mais rapidamente, cansa de ter que ir trabalhar comigo e simplesmente vai embora.

Para terminar, algumas dicas:
- sementes de macela - para indigestão, 'bucho' fofo, empachamento
- casca de romã - alívio para a garganta inflamada
- chá da flor do algodoeiro - aumenta produção de leite na mamãe com dificuldade para amamentar
- cerveja preta - para espalhar o sangue, evitar derrames e melhorar a dor de cabeça
- quixabeira - para inflamação
- manga e caju no pé - para alegrar a vida
- berinjela - para controle da pressão arterial
- quiabo - linda flor, grande quantidade no pé, satisfação de colher e dividir com os amigos
- tomate - rico em licopeno, anticancerígeno. Tomate cereja. Plante um pezinho. Além de gostoso, é lindo.
- torta alemã - na minha casa tem o poder de inflar meu ego. É elogio na certa!
- Vick Vaporub (é assim que escreve?) - de acordo com a minha sogra levanta até defunto - contusões, dores, furúnculos, calos secos
- felicidade - se for a sua, divida. Se for a dos outros, compartilhe. De uma forma ou de outra é ganho certo.
- sol e protetor solar - para brincar com fogo. Encanto e espanto.

Mais dicas à medida em que nos encontrarmos nesse blog!