quarta-feira, 18 de abril de 2012

Morte encomendada

Hoje estávamos conversando no terraço da casa da minha mãe: eu, ela e minhas filhas. Noite quente de um verão que teima em se arrastar e devastar a plantação de milho do povo mais humilde, que só conta com a chuva derramada e que insiste em não se derramar.

Na calçada dessa rua, onde morei até casar e mudar para o pé-da-serra, tem todo tipo de transeunte: pedinte, velho, novo, criança de bicicleta, bêbado, doido, vizinhos, adolescentes indo ou voltando da escola, cachorro, gato e nesses últimos meses tem até vacas, cavalos e jumentinhos.

Pois bem, hoje chegou uma criatura que já tinha tomado um trago. O bafo dava para sentir de longe. Pobrezinho! Traição acaba com um homem, com seus brios, sua macheza... Contou que tinha uma namorada e que um homem tinha vindo até ele para dizer que não quisesse nada com aquela mulher, que ele já tinha ficado com ela e tinha feito 'tudo que queria', que ela era uma 'mulher da vida'.

Indignado, olhou para nós e disse: a senhora acha? Uma 'mulher da vida'. Ela não presta... E continuou relatando que um amigo tinha proposto escrever o nome dela e levar para fazer uma macumba, que ele desejava que ela levasse 'um pau' (uma surra bem dada). Perguntou-me o nome e qual era a minha religião.
Disse-lhe que eu era católica. Ele pensou por um segundo que talvez eu não iria aprovar a história do nome da moça na boca do sapo... Rapidamente ofertou-me a mão e perguntou: a senhora aperta a minha mão? Eu apertei (uma mão encaliçada de grude!). E ele, para não perder a deixa, segurando-me e olhando fixamente para o meu rosto, disse: - a senhora me ajuda? Fui saindo em direção ao carro e disse-lhe: Vai com Deus! Ele, já com o saco às costas, seguiu-me: - a senhora me ajuda, né? Quando encontrar com ela já vai tirando "um fino".

Foi trupicando nos próprios pés. A cachaça para ajudar (?) a suportar tamanha traição. E eu quase me senti uma matadora, contratada para 'atropelar' a mulher que traiu e enlouqueceu aquele homem...

Foto de templantaqueviroubicho.blogspot.com.br