sábado, 14 de agosto de 2010

Para meus amigos

Recebi hoje um texto de Padre Fábio de Melo que tem um trecho assim: ..."É quando no sepulcro do nosso coração, alguém descobre um fio de vida, e ao puxar esse fio, vai fazendo com que a gente se torne melhor."
O texto fala sobre amizade, sobre a capacidade que Jesus tem de, no meio de toda miséria pessoal, encontrar o regato onde corre a água límpida que todos vertemos.
Meus amigos são bem poucos. Posso enumerá-los. Posso contar com eles.
Não nos encontramos todos os dias, não nos falamos ao telefone com frequência.
Mas ao nos cruzarmos tenho a sensação de que ainda ontem estudamos para a prova de matemática, combinamos de nos encontrar na rua do comércio, vasculhamos nossos bolsos para juntar as moedas e comprar um refrigerante.
Meus amigos sofreram comigo quando estive doente. E comemoraram quando casei, quando fui mãe, quando aniversariei. Com alguns deles sofri quando perderam seus pais, seus irmãos, seus avós. Foi no abraço que pudemos confirmar nossa amizade. Foi na oração silenciosa que fiz e que recebi que compartilhamos a nossa santidade.
Padre Fábio nos recomenda ser como árvores, "Para que o outro quando olhar a árvore, saiba que nós estamos ali...Que nós permanecemos para fazer sombra, para trazer ao outro, um pouco de aconchego que ás vezes ele precisa na vida..."
Eu quero ser a árvore que abriga pequenos pássaros, que floresce. Quero minhas flores brancas e perfumadas como as do jasmineiro - beleza e perfume - abrigando sob meu galhos a cabeça cansada ou o corpo feliz dos que me amam e por mim são amados.
Quero ser árvore com longas raízes, que suportam ventos e tempestades.
Cora Coralina, escreve com propriedade, em Saber Viver:
Não sei... Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.
 
E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela

Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,

Verdadeira, pura...
Enquanto durar.
Ser presença de Deus para o outro. Ser fonte de resgate, de alegria, a força que rola a pedra do sepulcro. Ser amigo. Como é Jesus.