sábado, 23 de outubro de 2010

Ágape e ágata

Ágape - vínculo que liga duas almas que se compreendem.
(http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=%C3%A1gape)
Sendo ágape o amor de afeição, é também amor de satisfação.
(http://www.dicionarioinformal.com.br/buscar.php?palavra=%E1gape)

Todas as vezes que leio ou escuto essa palavra me recordo de um papeiro (de fazer papa), que, até então, acreditava eu ser feito de uma material chamado ágata (conforme minhas pesquisas na internet trata-se de um revestimento sintético, pois ágata é um tipo de pedra).

Bom, de qualquer forma a sonoridade das duas palavras faz-me recordar de uma quando ouço a outra.

Adoro papa de maisena. A minha não fica tão gostosa, mas a que minha mãe faz... Espetáculo!

Quando eu era pequena comia todo dia de manhã. Comia 'pelas beiras', papinha morninha, com canela. A lembrança desse ritual me dá aquela quenturinha de satisfação de recordar uma coisa prazerosa. Depois da refeição, escola. Ia caminhando com a boca aberta, o vento entrando e batendo nas minhas bochechas. Minha mãe dizia 'Fecha a boca, menina! Vai ficar com a barriga cheia de vento!'

E eu continuava caminhando com minha boca que engolia vento, imaginando como seria ficar com meu bucho redondo e bem grandão...

Papa é um alimento que demonstra cuidado, amor, zelo. Não conheço quem faça uma papa à toa. Fazemos uma papa para os filhos, para uma pessoa convalescente, para um idoso com dificuldade em se alimentar. Eu faço papa para mim mesma para engolir um pedacinho de felicidade.

Então, num papeiro de ágata faço um ágape alimentar e aproximo minha alma de outra.