terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dia da Criança

 Art. 5º do Estatuto da Criança e do Adolescente
Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.


Feliz dia das crianças!

Desejo que possam experimentar essa fase sentindo verdadeiramente o seu sabor. Possam correr, pular e brincar. Dividir o sorvete, o chocolate. Dar as mãos nas brincadeiras de roda. Colocar o pé no chão. Mergulhar, bater braços e pernas num rio, no mar, na piscina.

Ter muitos amigos. Frequentar a escola. Conviver harmoniosamente com sua família. Andar de bicicleta. Sorrir muito. Abraçar sem distinção. Ser criatura inocente.

Viver num mundo que acolha seu crescimento, sem apressá-lo, sem deturpá-lo, sem violá-lo. Ser criança na infância. Porque dessa afirmação decorre a perpetuação infantil de uma alma que sabe enxergar mais do que pacotes e responsabilidades na vida adulta.

A tolerância, a convivência, a partilha. Saber chorar e perdoar, seguir em frente. O verdadeiro sentido da amizade, a valorização da família, o divertimento com o que é possível. Tudo, absolutamente tudo, que somos quando adultos reflete nossos êxitos e medos quando crianças.

Minha filha mais velha costuma dizer que 'tudo é culpa dos pais'. Diz sorrindo, na tagarelice da adolescência. Contudo, se as crianças são caixinhas com massa de modelar, tenho que concordar com suas palavras.

Nada nunca é simples e fácil e para tudo sempre há um jeito e um conserto.

Desejo que a criançada seja feliz. Desejo que os adultos que por elas são responsáveis façam as melhores escolhas. Que as crianças não tenham a sua infância roubada e que possamos ser os fiscais garantidores de que tudo irá bem.