quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Informação

Querer não é poder. Ter informação é poder.

E não falo apenas de informação sigilosa, ultra-secreta. Falo de informação banal, como por exemplo, saber como se reduz o som da campainha do seu ramal telefônico no trabalho. Sem essa informação, que só a telefonista tinha no momento que precisei, meu dia teria sido menos agradável - tendo em vista que lidar com um telefone estridente, que não pára de tocar, é o fim da picada do Aedes Aegypti.

Falando sobre esse assunto hoje pela manhã, chegamos à conclusão, eu e meu amigo, que às vezes manter o sigilo da informação ocasiona a manutenção do status quo, do sucesso do empreendimento, da posição de sabichão.

Para a dona da casa de doces mais badalada da cidade, que não tem ajudante, divulgar os pormenores das suas tortas deliciosas pode abrir o precedente para uma temida concorrência.

O professor que não democratiza seu saber, partilhando-o com seus discentes, corre o risco de não ser lembrado como competente. Ao invés disso, será rememorado como o sabe-tudo que não sabia nada.

Informação é poder. Se eu sei e você não sabe, estou em vantagem. Mesmo que eu queira ensinar e você queira aprender, ainda assim inicio alguns passos à frente. Igualdade de oportunidades é um nivelador, porém se por esforço ou sorte alcanço com as pontas dos dedos uma informação importante, abro a janela de frente para o mar.

Socializar, dividir. É assim a base de uma democracia, não é?

Muitas vezes o medo de deixar de ser considerado importante, de ser lembrado como referência, impede que coloquemos em outdoors nossas descobertas e conhecimentos.

Estou pensando, desde cedo, se vou postar a minha receita de torta alemã. Uma das sobremesas que faço e não dura de um dia para o outro na minha casa. Como vou ficar sem meu segredo culinário?