quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Perfil

Sou filha de Tutu e Aparecida. Neta de Jacy Padilha e Socorro. Neta de Antônio Britto e Dulce. Casada com Fernando e mãe de Nanda, Carol e Gabi. Católica. Falo muito, mas gosto mais de escutar. Tive a sorte de ter como guia espiritual na minha infância e juventude Padre Adilson, que me ensinou a beleza de ser sal e luz. Tenho apenas um irmão, que deveria ter sido mais velho do que eu - teria me levado para as festas e me ensinado a dançar. Sou professora de formação e bancária por opção. Gosto do que faço e namoro com artigos sobre educação - quem sabe ainda não serei professora universitária? Sou otimista, perseverante, paciente... Sempre acho que poderia ter sido melhor, ter me envolvido mais, ter melhorado o projeto, ter amado mais... Sou detalhista e responsável. Não acredito em horóscopo, mas tem uma coisa com a qual me identifico no meu signo: sempre vejo os dois lados da situação, sempre pondero o sim e o não, o partir ou o permanecer, sou libriana. Essa análise, quase sempre, é causa de sofrimento. Sou fã de Maria, mãe de Jesus, sua humildade e sabedoria foram os principais atributos, penso eu, para Deus elegê-la como favorita. Tenho saudades da minha infância e tenho saudades de coisas que não vivi. Gosto de cheiro de chuva, do sabor do feijão, de plantar hortaliças, de ver o pôr-do-sol, de andar de mãos dadas(dedos entrelaçados) com meu marido, de sentir o cheiro das minhas filhas e de vê-las dormindo (todas) no mesmo quarto. Gosto do conforto de uma calça jeans velha e de um sapato novo. Gosto do cheiro de livro novo e de ver as marcações de outras pessoas em livros velhos. Gosto de mãos gorduchas de bebês e das rugas das mãos dos idosos. Sou apaixonada por olhos claros.
Sou muito chata quando perco a paciência, minha raiva não passa logo, demoro a voltar ao normal, mas depois não lembro porque estava chateada. Não suporto ficar com meus pés molhados e tenho a mania de lavar meus cabelos. Gosto de roupas simples, sem muitos detalhes. Quase sempre o que está na moda não me interessa. Não gosto de pessoas intrometidas, que perguntam o que não é da conta delas e opinam sobre o que ninguém pediu. Gosto de ouvir o barulho de água 'correndo', seja no chuveiro, na chuva, no rio. Não gosto do percurso da viagem, seria voluntária para uma máquina que me teletransportasse. Gosto de conhecer novos lugares, mas não gosto de viajar.
Gosto de ver fotos antigas. Pessoas retratadas num momento breve. Se vão, mas fica ali, no papel, o olhar: a foto dos meus bisavôs me faz ver a história que chegou até mim. Olhar a foto da minha formatura do ABC, do riso banguela das minhas filhas, da festa de final de ano quando aquela pessoa tão querida ainda estava aqui...
Tenho muitos conhecidos. Não acho que tenha muitos amigos, mas acho que se precisar dos meus conhecidos terei ajuda.
Todo dia, peço e espero começar e terminar minha jornada trilhando os caminhos do Senhor.
Sou Valéria, Neinha, Lela, Lelinha.
Se você me conhece há muito tempo sou Valéria Padilha. Se me conhece do trabalho sou Valéria Britto. Meu pai, minha mãe e minha tia me chamam de Neinha. Meu irmão e meus primos de Lela. Alguns amigos de Lelinha. Meu tio me chamava de Quinha.
Muitas identificações para uma pessoa que deseja, embora muitas vezes não consiga, ser presença de Jesus na vida das pessoas.