terça-feira, 26 de outubro de 2010

Retinindo

RETINIR - v.i. Produzir som forte, metálico, agudo e repetido; tinir muito, repenicar, ecoar, ressoar.

Usamos bastante essa palavra, eu e um amigo. Na verdade mais ele do que eu.
Para ele tudo fica retinindo:
- se não me ajuda com coisas que não pode ajudar
- se me fala umas palavras que depois acha que não deveria ter falado
- se me traz doce
- se me manda muitas fotos via e-mail
- se não me fala umas palavras que depois acha que deveria ter falado


Já recebo-o sorrindo quando ele diz de longe: Lelinha, uma coisa ficou retinindo...

Coisas que ficam retinindo na minha cabeça:
- a natureza das coisas e as coisas da natureza - a bondade, a maldade, os trovões e os relâmpagos
- a disponibilidade da amizade
- a doação do amor
- a grandeza contida nas pequenas e nas grandes coisas - a vida que pulsa, a vida que estanca
- a imortalidade da alma
- a mortalidade do corpo
- o medo de perder quem eu amo
- o medo de ter medo

Outras coisas também ressoam como um címbalo. A inquietude de minha natureza humana faz retinir minha ansiedade, minhas dúvidas e minhas certezas. Muitas pessoas mais próximas afirmam que acham confortante partilhar comigo suas alegrias e mazelas. Que sou boa ouvinte. De uma coisa sei, se me pedir opinião eu dou. Se não me pedir, dificilmente escutará duras ou agradáveis palavras. Quase sempre consigo manter erguida a tênue linha que demarca a opinião e a intromissão.

Com meu amigo fica retinindo a gratidão por partilhar flores, cereais e sorrisos que enfeitam minha mesa de trabalho nos finais de tarde.