sábado, 4 de setembro de 2010

Um conselho

Definições (http://www.dicionarioinformal.com.br/) para:

Conselho - s.m., l. opinião, ensino ou aviso quanto ao que cabe fazer; opinião, parecer; 2. bom senso; sabedoria; prudência; 3. opinião refletida ou resolução maduramente tomada.

Intromissão - ato de intrometer.
 
Intrometer - dar opinião onde não foi convidado

Tenho verdadeira ojeriza por gente que se mete onde, definitivamente, não foi chamada. Não importa qual seja o assunto ou a decisão. A grande diferença de um conselho e uma intromissão é a intenção. Essa é a tênue linha que torna você, ou não, coadjuvante da história.

O conselho geralmente vem de uma pessoa que lhe quer muito bem. Ela quer que pela experiência que adquiriu você não passe pela mesma situação (quer seja ela vexatória, de grande dor, erro ou perca) ou pelo contrário (que você tenha êxito, que o resultado seja alcançado antes do previsto).

A intromissão vem de gente que se acha. Gente que está sempre certa e que mostra que você está errado (não quer mostrar o caminho, só aponta para os solavancos pelos quais você já passou). Gente que olha para sua dor e faz questão de dizer que tem a última dose do remédio, mas não a disponibiliza. Essa gente tem um estranho prazer de opinar sorrindo aquele sorriso do cantinho da boca.

Procuro sempre pesar o que vou falar. Quando estou com raiva, via de regra, falo o que não quero. A palavra tem o fio cortante da navalha. Faz cortes profundos. Adágio popular: palavras ditas e pauladas dadas, ninguém as tira. Afirmação incontestável. Um pedido de desculpas aceito não apaga aquela palavra que fez chorar: costura unindo os lados separados mas deixa marca indelével.

"Bendito o homem que não seguiu o conselho dos ímpios" - Salmo 1. O impiedoso, o mau, o incrédulo, que conselho daria?

Quem tem as mãos limpas e o coração puro? Àqueles a quem está prometido o Reino. Quem aconselha e não se intromete está lavando as mãos.